Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Chefia
Início do conteúdo da página

Curriculum Vitae do Chefe Interino do DCT

Acessos: 17053

foto gen glaucio novagravata

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CURRICULUM VITAE

GENERAL-DE-DIVISÃO GLÁUCIO LUCAS ALVES

- Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2015.

- Nascido em 31 de outubro de 1958, na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, é filho do Coronel Lauro José Alves Filho e de Wilma Lucas Alves.

- Incorporou às fileiras do Exército em 27 de fevereiro de 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – Rio de Janeiro.

- Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981, sendo classificado no Vigésimo Quarto Batalhão de Infantaria Blindado, no Rio de Janeiro-RJ, onde desempenhou por dois anos a função de Oficial Subalterno.

- Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1991 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 1998.

- Comandou a Primeira Companhia de Polícia do Exército, sediada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

- Desempenhou a função de Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras .

- Foi Observador Militar das Nações Unidas em Angola e na ex-Iugoslávia.

- Como Oficial de Estado-Maior, foi Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Comandante do Vigésimo Quarto Batalhão de Infantaria Blindado, sediado no Rio de Janeiro e Assessor da Subchefia de Logística do Estado-Maior de Defesa, no Ministério da Defesa, sediado em Brasília-DF; Assistente-Secretário do Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande-MS e Comandante Interino e Chefe do Estado-Maior da Décima Terceira Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá-MT.

- Como Oficial-General, comandou a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria-RS e 3º Subchefe / Inspetor das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares no Comando de Operações Terrestres, em Brasília/DF, Subchefe de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Chefe interino e Vice-Chefe de Material do Departamento de Ciência e Tecnologia .

- Possui o Curso Avançado de Defesa e Segurança Hemisférica do Colégio Interamericano de Defesa, sediado em Washington, e o Curso de Planejamento de Operações de Paz, na Escola de Pós-Graduação Naval, em Monterey, Califórnia, ambos nos Estados Unidos da América.

- Possui o Mestrado em Defesa e Segurança da Universidade Del Salvador, sediada em Buenos Aires, República Argentina.

- Foi Assessor do Colégio Interamericano de Defesa.

- Foi Presidente da Associação Internacional dos Centros de Treinamento para Operações de Paz.

- Foi condecorado com a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Medalha Militar de Ouro, Medalha Militar de Prata, Medalha Militar de Bronze, Medalha do Pacificador, Medalha Corpo de Tropa, Medalha da Vitória, Medalha Tamandaré, Ordem do Mérito Militar - Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Comendador, Ordem do Mérito Naval - Grau Comendador, Ordem do Mérito da Defesa - Grau Comendador, Ordem do Mérito Tiradentes - Grau Grã Cruz, da PM/GO, Medalha Alferes Tiradentes da PM/MG, Medalha Cândido Mariano da PM/AM, Medalha da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” - no grau de Comendador.

- É casado com a Senhora ROZEANA BOLTELMANN, Médica e tem duas filhas HELENA E ANDRÉA.

Versão para download:

Curriculum Vitae do Gen Div Gláucio - Versão em Português

Fim do conteúdo da página