Portal DCT Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Acessos: 1665

Ensaio de Transportabilidade Aérea da Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média de Rodas Guarani na Aeronave KC-390

 

São José dos Campos (SP) - No período de 8 a 10 de maio, militares do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), da Diretoria de Fabricação (DF) e do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado – Escola (57º BI Mtz - Es) participaram de testes objetivando a verificação da transportabilidade aérea da VBTP – MR GUARANI na aeronave KC-390, conjuntamente com o pessoal da Força Aérea Brasileira (FAB) e engenheiros da EMBRAER, nas instalações dessa empresa, em São José dos Campos/SP.

 

Durante os testes mencionados, os envolvidos embarcaram as duas versões da VBTP – MR GUARANI, uma sem torre e outra com a torre UT-30BR equipada com canhão 30 mm, em um simulacro do KC-390 fabricado pela empresa EMBRAER, para a realização de ensaios em condições controladas. Foram realizadas as seguintes atividades: pesagem e metrologia dimensional das viaturas, bem como a simulação de embarque, desembarque e amarração das mesmas no compartimento de carga do simulacro da aeronave.

 

Esses testes permitiram constatar que ambas as versões podem ser transportadas pela aeronave KC-390. Adicionalmente, foi possível coletar uma série de informações técnicas quanto aos procedimentos mais adequados para a realização do transporte aéreo da VBTP – MR GUARANI que, por sua vez, constarão dos manuais técnicos da aeronave, que se encontram em processo de confecção.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página