Tese de Major do Exército recebe prêmio da UFPR Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Notícias > Tese de Major do Exército recebe prêmio da UFPR
Início do conteúdo da página
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/dct/images/2019/DEZEMBRO/dsg
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2019/DEZEMBRO/dsg

Tese de Major do Exército recebe prêmio da UFPR

Publicado: Sexta, 20 Dezembro 2019 12:50 | Última Atualização: Sexta, 14 Fevereiro 2020 12:53 | Acessos: 398

A tese que deu o título de Doutor em Ciências Geodésicas ao Major Filipe André Lima Costa foi uma das escolhidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para receber o prêmio “Curta Ciência”. A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 11/12, no teatro da reitoria da UFPR, em Curitiba-PR. A data foi escolhida por marcar o aniversário da Instituição, a mais antiga universidade do País, que comemora 107 anos.

O referido oficial superior é Engenheiro Cartográfico e integrou a 5ª Região Militar no Paraná - PR durante três anos, período em que desenvolveu seu projeto, voltado para melhorias do georreferenciamento. Atualmente o Major é adjunto da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), com sede em Brasília – DF.

“A tecnologia de georreferenciamento direto de imagens permite a integração de dados oriundos dos levantamentos aerofotogramétricos e da tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging). Nesse contexto, foi proposto no projeto uma metodologia para otimização deste procedimento que melhora a reconstrução tridimensional (3D) do terreno, sem o uso de pontos de controle obtidos em levantamento topográfico”, explicou o Major Filipe.

Curta Ciência

Não basta apenas fazer ciência, é preciso divulgá-la e levar o conhecimento à comunidade, é isso que propõe a Universidade Federal do Paraná, através do prêmio “Curta Ciência”. A ideia é que os projetos de doutorado e mestrado ultrapassem o universo acadêmico e chegue ao conhecimento da sociedade. Com esse intuito foram gravados vídeos de 3 min onde os próprios pesquisadores apresentam seus projetos.

{gallery}2019/DEZEMBRO/dsg{/gallery}

registrado em:
Fim do conteúdo da página